América do Norte

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O Volkswagen Santana, por ser derivado do Passat, também foi vendido na América do Norte. Se, na geração anterior, o Passat nos Estados Unidos e Canadá se chamava Dasher, na segunda geração recebeu o nome de Quantum.

Assim, haviam três opções de carroceria no continente: hatchback de 3 portas, sedã de 4 portas e station-wagon, vendidos respectivamente como Quantum Coupe, Quantum Sedan e Quantum Wagon. Inicialmente vieram equipados com o motor 1.7 de 4 cilindros (1715 cm³, de 55 kW ou 74 cv), com o turbo diesel de 69 cv figurando como opcional, passando a partir de 1984 a oferecer também o motor de 2.1 litros e 5 cilindros, inicialmente com 99 cv e que depois foi substituído pelo de 110 cv.

No México, o Santana também foi vendido, sendo apresentado em 1984 com o nome de Corsar e vendido em versão única – CD. A Quantum surgiu mais tarde, em março de 1986, como Corsar Variant. Nesse país, sempre foi vendido unicamente com o motor 1.8 carburado.

Quanto aos equipamentos, o Corsar vinha com rodas de liga-leve de 13 polegadas, pneus 185/70, forração em veludo, apoios de cabeça traseiros, toca-fitas com 4 alto-falantes, conta-giros, direção hidráulica e alarme antifurto. Como opcionais, o ar condicionado e a transmissão automática de 3 marchas. As cores disponíveis eram Vermelho Marte, Branco Alpino, Verde Jade Metálico, Prata Cosmos Metálico e Cinza Grafite Metálico. Para 1985, ganhou ainda as cores Vermelho Cereja, Azul Safira Metálico, Verde Água Metálico e Roxo Metálico.

Durante os anos de 1984 e 1985, o Corsar possuía as mesmas características estéticas e de acabamento do modelo vendido nos EUA e Canadá. A partir de 1986, porém, adotou o visual europeu do modelo 1985 tanto por fora, como por dentro, além de o câmbio manual receber o upgrade de 4 para 5 marchas. Ganhou equipamentos como travas e vidros elétricos e a opção de couro preto nos bancos. As opções de cores mudaram para Preto Ônix Metálico, Bege Flash Metálico, Azul Prata Metálico, Vermelho Cardeal Metálico e Verde Metálico. Foi vendido até 1988, quando o Santana também deixou de ser produzido na Europa. A linha de montagem foi aproveitada pela VW para produzir a segunda geração da linha Golf/Jetta (MK2), que passou a ser exportado para os Estados Unidos e Canadá.

Por volta da metade de 1988, foi lançada uma série limitada tanto para o Corsar Sedan como para a Corsar Variant. Ela se diferenciava pelo tom saia-e-blusa prata com preto, forração em couro preto e o pacote completo de equipamentos.