Diagnóstico e diagrama dos carburadores

Diagnósticos dos Carburadores

Condições prévias:

  1. Não devem estar soltas ou danificadas, nem permitir infiltração de ar, as seguintes mangueiras:
    – Do servofreio, de tomada de depressão no coletor de admissão, do sistema de aeração do cárter, do sistema de emissões evaporativas, do sistema de correção da rotação de marcha-lenta.
  2. O servofreio deve estar em ordem, não permitindo infiltração de ar para o motor.
  3. Verifique se os principais conectores do sistema estão bem conectados.
  4. O sistema de ignição deve estar em ordem. Verifique o ponto de ignição.
  5. O motor deve estar em perfeitas condições mecânicas.
  6. Quando utilizar os diagramas atente para:
    – Todas as verificações indicadas nos diagramas devem ser realizadas com o motor aquecido, e com os consumidores elétricos desligados.
    – Sempre que um conector for desconectado, verifique seus terminais. Terminais soltos, afundados ou oxidados causam sintomas idênticos ao de um componente defeituoso.
  7. Após a utilização do diagnóstico, caso tenha sido necessário atuar no parafuso de regulagem do corretor de rotação da marcha-lenta.

Rotação de marcha-lenta irregular

Veículos com carburadores com controle eletrônico da rotação de marcha-lenta.

Em primeiro lugar, deve-se observar as instruções das condições prévias; a não observância dessas instruções, além de possibilitar correções ou substituições indevidas, dificultarão ainda mais a identificação de irregularidades. Portanto, utilize os diagramas somente após realizadas essas verificações preliminares.

Atenção

O sistema de correção da rotação de marcha-lenta, não atua na regulagem da mistura. Caso se constate dificuldade na regulagem do índice de CO, atribua a causa a entradas de ar abaixo da borboleta do acelerador (mangueiras soltas ou danificadas, juntas danificadas, etc.) ou a problemas no carburador (nível de cuba, válvula de máxima, etc.).

Somente utilize a tabela de testes do Teste dos Sinais da Unidade quando um dos diagramas solicitar. Utilizá-la em outras condições acarretará reparos desnecessários.

Nos veículos equipados com climatizador, sempre que a unidade de comando da rotação da marcha-lenta for substituída, é imprescindível que se teste o diodo de proteção instalado no compressor do climatizador.

Abreviações utilizadas no diagnóstico

Abreviações Significado
Corretor Corretor da rotação da marcha-lenta
Eletromagnética Válvula eletromagnética
Interruptor de lenta Interruptor da marcha-lenta
(-) Polarização negativa
(+) Polarização positiva
Rotação de lenta Rotação da marcha-lenta
Unidade de comando Unidade de comando da rotação da marcha-lenta
Válvula do corretor Válvula do corretor da rotação da marcha-lenta

Equipamentos necessários para realização do diagnóstico

Bomba de Vácuo EQ 7860, Multímetro, Ponta de prova EQ 7300 e Tacômetro

Diagramas

lenta_abaixo

lenta_acima

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