Condições para regulagem:
– Temperatura do motor acima de 60°C ou após o 2º acionamento da ventoinha
– Consumidores elétricos desligados (a ventoinha não deverá estar atuando durante a regulagem)
– Mangueira do respiro do cárter desconectada
– Borboleta do afogador totalmente aberta
Procedimento
Ponto de ignição
Até a linha 1989 | |
Veículos a Álcool (°AMPS) | |
AP 1800 | 12 |
AP 2000 | 9 |
Veículos a Gasolina (°AMPS) | |
AP 1800 | 18 |
AP 2000 | 12 |
A partir da linha 1990 | |
Veículos a Álcool (°AMPS) | |
AP 1800 | 9 |
AP 2000 | 9 |
Veículos a Gasolina (°AMPS) | |
AP 1800 | 15 |
AP 2000 | 9 |
7. Conecte a mangueira de avanço a vácuo do distribuidor e remova o lacre do parafuso de regulagem da mistura com auxílio de um alicate (Este procedimento só é efetuado a partir do chassi HP257439)
8. Regule a rotação da marcha-lenta (parafuso “1”) – Tabela de Calibragem 2E7 – 3E
9. Regule o índice de CO ( parafuso “2” )
10. Se necessário, corrija a rotação da marcha-lenta
11. Regule a rotação de correção da marcha-lenta (somente veículos com climatizador) – desconecte a mangueira (a) do dispositivo de vácuo corretor da rotação da marcha-lenta. Regule a rotação de correção, através da porca e contraporca da haste de regulagem (b)
12. Ao final da operação, conecte a mangueira de ventilação do cárter. Se o índice de CO aumentar, deve-se atribuir a causa à diluição do óleo do motor pelo combustível
13. Para solução do problema, é necessário a substituição do óleo do motor ou então rodar com o veículo um trajeto longo (aproximadamente 30 minutos), utilizando o motor em uma rotação ligeiramente alta
14. Instale o novo lacre no parafuso de regulagem da mistura, pressionando-o até ultrapassar o ressalto existente
15. O lacre, quando instalado, deve girar livremente sobre o parafuso de regulagem da mistura (somente a partir do chassi HP257439)
Atenção:
– Nunca deixe o parafuso de regulagem da mistura sem lacre, pois isto é exigência legal.
– Após a regulagem da rotação da marcha-lenta e do índice de CO, conecte a mangueira de ventilação do cárter e observe se o índice de CO aumenta acima do especificado.
– Se isto ocorrer, significa que o óleo lubrificante está contaminado pelo combustível, fato que acontece devido a utilização do veículo em trajetos curtos (motor não aquecido adequadamente).
– Para solução do problema, é necessário percorrer com o veículo um trajeto longo com o motor na temperatura ideal de funcionamento para que o combustível adicionado ao óleo se evapore e seja queimado pelo motor ou então, substitua o óleo do motor.