Sistema de comando das borboletas para acionamento do 2º estágio

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O sistema funciona através de um dispositivo pneumático que aciona a borboleta do 2º estagio; este dispositivo é comandado pela depressão formada nos difusores do carburador.

Nos motores a álcool, existe uma válvula eletropneumática de retardo do 2º estagio, e uma restrição calibrada no dispositivo pneumático.

Enquanto a lâmpada de alerta do afogador estiver acesa, a válvula eletropneumática e a restrição calibrada farão com que a abertura da borboleta do 2º estagio seja lenta e progressiva. Isso garante uma aceleração gradual, durante a fase de aquecimento do motor.

Para que a abertura da borboleta do 2º estagio aconteça, é necessário que:

  • A borboleta do 1º estagio esteja, no mínimo, a 53º de abertura para os modelos a gasolina e a 43º para os modelos a álcool;
  • A depressão nos difusores seja suficiente para acionar o diafragma.

Com isso, mais economia e melhor dirigibilidade estarão garantidas, já que o funcionamento vai depender da depressão provocada nos difusores, e não da maneira de dirigir do motorista.

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